Diálogo cresce com a comunidade – Mendes & Nader – Comunicação Corporativa e Responsabilidade Social

Diálogo cresce com a comunidade

Data: 10 maio 2013 | Categoria: Comunicação Corporativa Tags: , , ,


O Interior de São Paulo rivaliza com a Capital o posto de maior mercado consumidor brasileiro, responde por metade do PIB do Estado,   17% do PIB nacional e 1/4 de toda a produção da indústria brasileira; além de 20% do total das vendas externas nacionais, segundo dados da Fundação Seade. Se fosse um “país”, o Interior Paulista  entraria em 2013 como a terceira economia da América do Sul, á frente do Chile.

No mapa desse país imaginário se destacaria uma mancha industrial  que une as regiões administrativas de Campinas e Sorocaba, cerca de 40 municípios que juntos formam uma economia maior que a do Uruguai.  Enquanto o PIB brasileiro sofreu para chegar a 1%, em 2012, dados do Sebrae apontam um crescimento de 10,7% entre as pequenas empresas do Interior, quase o dobro do registrado, pelo mesmo setor, na Grande S. Paulo (5,6%).

Nesse cenário, cresce a demanda por ações de Relações Públicas que –  se utilizadas de forma estratégica  e integrada – contribuem para o fortalecimento das relações e da comunicação das organizações públicas, privadas e do terceiro setor com os diversos públicos que afetam ou são afetados por elas.

A sociedade civil organizada ainda está se consolidando em nosso País, mas vem dando provas de sua importância e influência junto às empresas, além de contribuir de forma significativa na condução e/ou aprimoramento das políticas públicas que envolvem toda a sociedade.  E no Interior de São Paulo isso é bem claro.  A interação e mobilização social têm se intensificado. Há forte demanda da opinião pública ao direito à informação, transparência nas relações e accountabilitty por parte de governos, iniciativa privada e instituições não governamentais.

Diante disso, considerar a dinâmica das expectativas, crenças, valores e os diferentes graus de influência dos públicos envolvidos em seu segmento, ambiente e comunidades onde está presente, torna-se uma atividade estratégica para o futuro e o sucesso dos objetivos de qualquer Organização.

Para as agências de Comunicação presentes no Interior, o desafio será  estar alinhado às realidades de cada região alvo, ter uma visão clara do seu foco de atuação, bem como das políticas e práticas das organizações, de forma a contribuir para que estas possam  agir estrategicamente, estabelecer prioridades em Comunicação, definir direcionamentos  e  comunicar de forma efetiva, com foco nas características e necessidades de cada público de interesse.

(*) Ricardo Mendes é diretor da Mendes & Nader Comunicação Corporativa e Responsabilidade Social

 

Publicado originalmente no Anuário Brasileiro da Comunicação Corporativa 2013