4 de Fevereiro – Dia Mundial de Combate ao Câncer – Mendes & Nader – Comunicação Corporativa e Responsabilidade Social

4 de Fevereiro – Dia Mundial de Combate ao Câncer

Data: 4 fev 2015 | Categoria: Releases Tags: , ,


Boituva

*Francisco Neves

Desde 1990 atuo na causa do câncer infantojuvenil como voluntário. Pouco antes, havia perdido um filho para a leucemia e, desde então, estava decidido a lutar para que outras crianças e adolescentes não tivessem o mesmo destino.

A luta contra o câncer é um desafio, especialmente porque afeta não só o paciente, mas toda a família. As estratégias de combate ao câncer infantojuvenil apontam que a articulação entre sociedade civil, governo e iniciativa privada tem sido o diferencial para alcançarmos esta evolução e mudarmos, de fato, o cenário da oncologia pediátrica no Brasil.

O Dia Mundial contra o Câncer, celebrado esta semana, é uma oportunidade para aumentar a consciência de que há muito que pode ser feito na sociedade. As soluções para a cura do câncer estão ao nosso alcance, com a escolha de uma vida saudável e uma melhor qualidade de vida, buscando uma detecção precoce e acesso a tratamento especializado no sistema público de saúde.

Um dos focos da campanha do Dia Mundial do Câncer para 2015 é o diagnóstico precoce. A taxa de cura do câncer hoje é de 85% quando diagnosticado precocemente. O Brasil tem sido reconhecido internacionalmente pela prevenção de câncer. A melhoria da qualidade de vida dos brasileiros e o maior acesso à saúde provocaram queda da mortalidade por câncer no país.

Ainda não são conhecidos os primeiros sinais e sintomas de todos os tipos de câncer, mas para muitos deles – incluindo alguns tipos de câncer infantil – as vantagens de programar abordagens planejadas para a detecção precoce e os cuidados médicos são indiscutíveis.

Está ao nosso alcance enfrentar o desafio se for desenvolvida uma educação inovadora, ampliação das políticas públicas de saúde sobre o câncer e programas de treinamento dos profissionais de saúde, baseados nas pesquisas existentes, nas instituições que atuam na causa e nas redes de solidariedade. Estamos contribuindo para que crianças, adolescentes e seus familiares reconquistem a esperança. Acreditar no amanhã faz toda a diferença!

*Francisco Neves, Superintendente do Instituto Ronald McDonald.