McDonald’s University – Treinamento é a alma do negócio – Mendes & Nader – Comunicação Corporativa e Responsabilidade Social

McDonald’s University – Treinamento é a alma do negócio

Data: 2 dez 2014 | Categoria: Releases Tags: , ,


A McDonald’s University completa 17 anos de Brasil esse ano. Próxima da maioridade, a instituição é a única da empresa na América Latina e atende cerca de 18 mil alunos/ano. No mundo, a entidade é a segunda mais antiga – perdendo apenas para a universidade corporativa da GE.

A McDonald’s University está ligada à área de Treinamento da Arcos Dorados, maior franquia mundial da marca McDonald’s. Sua grade possui 23 cursos. Segundo Íris Barbosa, diretora de Treinamento para a América Latina e responsável pela universidade corporativa, atualmente, ser um facilitador na universidade é símbolo de orgulho e status entre os colaboradores. “Quando começamos, foi um trabalho de formiguinha. Identificamos os formadores de opinião dentro da companhia e fizemos os primeiros convites”, conta. “Hoje, temos fila de funcionários que querem dar treinamento.”

Os cursos são voltados para os níveis de gerência e alta direção da empresa. Há ainda os Centros de Treinamento, localizados em restaurantes de várias regiões do país, para atenderem coordenadores, treinadores, etc. “Treinamento é um dos mais fortes pilares dessa companhia. Todas as pessoas que entram na empresa, sem exceção, são treinadas também nos restaurantes”, explica Íris. “Isso faz com que todos se lembrem que estão trabalhando para quem está lá na ponta, atendendo o cliente.” Sim, todos os colaboradores, um dia, já fritaram batatas, montaram hambúrgueres e prepararam casquinhas.

A própria executiva é um exemplo de como o treinamento é degrau importante para deslanchar o plano de carreira dentro da empresa. Íris começou, ainda adolescente, como atendente de restaurante. Depois, passou para as áreas de gestão e administrativas, cursou faculdades de Economia e Pedagogia, e hoje é a responsável pelo treinamento do McDonald’s em toda a América Latina.

IMG_1905 IMG_5323

A McDonald’s University atua com três escolas de formação:

– Escola de Excelência Operacional
3 cursos presenciais (sendo 20 turmas no ano)
Temas:
Serviço ao Cliente,
Produtos, processo e Equipamentos
Gestão de Segmentos

– Escola de Negócios
12 cursos presenciais
Temas:
Tecnologia e Inovação
Gestão Estratégica
Finanças

– Escola de Liderança
3 cursos presenciais
Temas:
Gestão de Pessoas
Cidadania e Cultura Corporativa
Responsabilidade Social e Sustentabilidade

A McDonald’s University conta também com 46 cursos online e 5 na modalidade Webinar, além de programas abertos na área de educação e parcerias com renomadas instituições de ensino.